Volta às aulas: “Alunos precisam ser preparados para um mundo que ainda não existe”, diz especialista

[flgallery id=186 /]

Leandro Karnal desafia professores a educar uma geração que não consegue se manter concentrada por muito tempo

“A educação precisa ser de vanguarda, porque o mundo do meu aluno não existe”, disse o educador Leandro Karnal, em encontro de professores do Colégio Positivo, em Curitiba (PR). Na palestra “Educação no Mundo Líquido”, o especialista relacionou os conceitos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman com o futuro da educação. De acordo com Bauman, a sociedade vive a “modernidade líquida”, em que nada foi feito para durar, no “mundo da incerteza”. “Fui aluno no momento em que os professores tinham toda a razão e hoje sou professor num momento em que o aluno tem toda a razão”, afirma Karnal. “A geração X foi formada por um mundo sólido, no qual todos achavam que estavam certos, mesmo quando estavam errados”, disse Karnal. Para ele, atualmente, não há respostas corretas porque tudo muda a todo momento.
Segundo o especialista, o símbolo da liquidez é o que acontece a todo momento no mundo, no qual as pessoas estão num lugar com o corpo, mas parte da consciência está em outro lugar. Essa situação é ainda é mais real para os jovens, que já nascem conectados. “Estar conectado, para eles, é existir – e não estar é não existir”, afirma. Para o professor, o momento é mais importante que o sentido. “Nunca batemos tanta foto como hoje em dia e sequer olhamos para elas depois”, exemplifica. Dessa forma, nunca foi tão difícil manter um aluno concentrado, de corpo e mente em sala de aula.
A forma de ensinar precisa ser mudada, segundo Karnal. Para ele, é necessário transmitir conhecimento válido, crítico e, ao mesmo tempo, relevante aos alunos. “Precisamos fazer da sala de aula um espaço significativo de transformação do ser humano”, completa. De acordo com o educador, os estudantes precisam ser preparados para atender os novos valores exigidos dos profissionais do século XXI: resiliência, habilidade cultural diversificada, aprender a aprender, indagação permanente de paradigmas e paciência.
Mesmo em um ano que promete ser difícil, transformar a sociedade brasileira por meio da educação é um grande desafio, segundo o diretor-geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann. “Com a vontade de mudar o futuro, os professores precisam ajudar a transformar o caos em coisa boa para formar cidadãos melhores e, assim, mudar a sociedade”, ressalta. A palestra de Leandro Karnal fez parte da Positivação (Semana Pedagógica do Colégio Positivo) e reuniu 500 profissionais, entre dirigentes, gestores, coordenadores e corpo docente das quatro unidades do Colégio Positivo, em Curitiba (PR).
Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.

Share:

Latest posts

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Paulistao-Sicredi-2024-Mauro-Horita-Ag-Paulistao-
Paulistão Sicredi bate recordes de audiência em todas as plataformas na temporada 2024 
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

volta2
Projeto da rede pública de Mariópolis vence concurso nacional de Educação
Trabalho sobre diferentes culturas foi feito com turma da Educação Infantil O projeto “Vamos dar a...
Saiba mais >
Paulistao-Sicredi-2024-Mauro-Horita-Ag-Paulistao-
Paulistão Sicredi bate recordes de audiência em todas as plataformas na temporada 2024 
Campeonato que tem instituição financeira cooperativa como naming rights atraiu mais de 1,3 milhão pessoas...
Saiba mais >
Aposentada Anete Langaro retomou atividades dias após realizar artroplastia total de joelho Créditos: Arquivo pessoal
Técnicas avançadas favorecem cirurgias menos invasivas em idosos
Hospitais registram crescimento superior a 40% em procedimentos para pacientes acima de 70 anos; avanços...
Saiba mais >
Tatielle Alyne, atleta de futebol feminino de 19 anos, tem difícil missão de lidar com uma lesão enquanto corre atrás de seus sonhos no esporte Créditos: Arquivo pessoal
Mulheres enfrentam maior risco de lesões em joelhos na prática de esporte
Estudos indicam que chance é até oito vezes maior entre as jogadoras e o futebol é campeão nesse tipo...
Saiba mais >