Copa do Mundo invade salas de aula

[flgallery id=1608 /]

Brincadeira com cartas distribuídas nas escolas municipais faz com que alunos conheçam melhor os países participantes da competição

 

Num país que já foi considerado a terra do futebol, é normal que, a cada quatro anos, o povo brasileiro comece a se deixar levar pelo clima contagiante da Copa do Mundo. Nas ruas, nas conversas entre amigos e familiares, o assunto não pode faltar. E se muitos vêem aí uma possibilidade de lazer, diversão e confraternização entre as pessoas, há quem enxergue também uma oportunidade para o aprendizado. Um projeto desenvolvido pelo sistema de ensino Aprende Brasil está fazendo com que alunos de escolas municipais em vários cantos do país voltem suas atenções para o evento e, ao mesmo tempo, aprendam sobre a cultura e a realidade dos países participantes.
O Jogo dos Países, criado pela equipe de especialistas do Aprende Brasil, é um jogo de cartas que traz informações sobre 32 países que participam da Copa (área, população, PIB, expectativa de vida, ranking de IDH e número de títulos mundiais de futebol). O jogo foi distribuído para 10 mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em 30 municípios brasileiros. Para o coordenador da assessoria de Geografia do Aprende Brasil e um dos responsáveis pelo projeto, Wilson Galvão, o jogo de cartas é uma excelente maneira dos jovens aprenderem brincando, o que sempre resulta em níveis altos de engajamento e aprendizado. “O trabalho com as cartas é lúdico, os alunos gostam e recebem muito bem. É uma maneira de promover o conhecimento de um jeito divertido”, explica Galvão.
As informações de cada país presentes nas cartas permitem que os professores trabalhem em sala de aula diversos conteúdos: questões econômicas, indicadores sociais e a relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a expectativa de vida. “Muita coisa pode ser explorada, por exemplo: se os alunos pegarem os dados sobre a população e a área de um país, eles conseguem levantar a densidade demográfica”, reforça Galvão.
Em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, a Escola Municipal Professora Idalina Canova de Barros distribuiu o jogo para 350 alunos. Professores das disciplinas de Geografia, História e Língua Portuguesa estão trabalhando com os estudantes em sala de aula. O professor de História e Geografia, Rafael Costa, conta que está aproveitando para trabalhar questões territoriais dos países, aspectos relacionados a áreas em conflito civil e a relação do homem com o meio. “Em uma das turmas de 6º ano, os alunos observaram que em alguns países as pessoas vivem mais do que em outros. Isso nos permitiu fazê-los pensar que a maneira como as pessoas vivem interfere diretamente em sua qualidade e expectativa de vida”, completa. As professoras de Língua Portuguesa e Artes estão aproveitando o jogo para trabalharem a produção e análise de textos prescritivos – cuja finalidade é a instrução, convidando à ação e guiando a conduta do leitor – e a confecção de bandeiras dos países participantes.
No município de Guaraciaba, em Santa Catarina, 180 alunos tiveram acesso ao jogo. A professora de Geografia da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, Samara Ames Ritter, avalia que o jogo vai fazer com que os alunos conheçam melhor os países participantes da competição. “Às vezes, o aluno já ouviu falar sobre algo de um determinado país, sabe onde está localizado no mapa, mas não conhece mais a fundo características importantes da nação”, afirma Samara. A professora destaca que alguns dados contidos nas cartas são informações que os alunos já tiveram acesso e agora terão a oportunidade de reforçar o conteúdo. “Ao associar o jogo à Copa, o conteúdo torna-se muito mais atrativo, o que aumenta as chances de aprendizado”, explica a professora.
 
Sobre o Aprende Brasil
É um sistema de ensino completo, dinâmico e moderno.  Oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública – que contempla material didático, o Portal Aprende Brasil, assessoria pedagógica aos professores e uma coordenação pedagógica regional – que auxilia os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região, oferece atendimento às demandas educacionais específicas da localidade, orienta e participa de reuniões com coordenadores e diretores das escolas, além da comunidade escolar. O material vem com capa personalizada para cada município e os livros são integrados, apresentando conteúdos e atividades de todas as áreas do conhecimento. O Portal possui home page personalizada para cada cidade e está disponível para alunos e professores, com links específicos que se integram ao livro didático. Já a assessoria pedagógica atende aos docentes por meio de cursos presenciais e à distância, utilizando de estratégias como webconferências, web atendimentos e e-mails. O sistema possui dois métodos de avaliação: o Hábile (Sistema de Avaliação Positivo) e o SIMEB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil). Está presente em mais de 2 mil escolas públicas, fazendo a diferença na vida de mais de 240 mil alunos de cerca de 220 municípios brasileiros.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >