Educação Infantil é foco para transformar realidade de municípios com baixo IDH

Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba, é exemplo de transformação do futuro pela Educação

Em uma esteira de borracha corre o minério que se tornou a base da economia de Adrianópolis, município com quase seis mil habitantes na Região Metropolitana de Curitiba. Fundado há pouco mais de 60 anos, o local tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo (0,583 em 2000, segundo o PNUD) e ainda depende, em grande escala, dos empregos gerados pela extração de minério. Mas a Educação pode abrir um novo caminho para as crianças e adolescentes da região.

Desde 2015, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sistema de Ensino Aprende Brasil, do Grupo Positivo, vem trazendo resultados significativos. No Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, o município alcançou média acima da projetada por dois anos consecutivos, em 2017 e 2019, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O resultado de 2021 referente a Adrianópolis ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação. Para a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, os investimentos feitos na Educação Básica de Adrianópolis são fruto de um planejamento mais amplo, com o objetivo de transformar a cidade em uma referência nacional em termos de ensino e aprendizagem. “Educação é processo e Adrianópolis é uma prova disso. Já avançamos alguns níveis em direção aos indicadores educacionais que queremos para a cidade”, afirma.

Embora haja ações focais direcionadas à Educação Infantil, os bons resultados só são possíveis porque o trabalho é desenvolvido com todos os estudantes que estão sob a tutela da rede municipal, ou seja, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além dos livros didáticos com diversos recursos digitais, também está à disposição dos educadores um completo e seguro ambiente virtual de aprendizagem: o Aprende Brasil Digital, sistemas de gestão e avalição e formação continuada constante aos educadores. Esses instrumentos apoiam o professor e possibilitam a ampliação das práticas em sala de aula. “Também aproximam o cotidiano escolar dos processos de letramento digital e uso das tecnologias, tão presentes na sociedade contemporânea”, acrescenta Damila.

Foco na Educação Infantil

De acordo com a secretária municipal de Educação de Adrianópolis, Évelin Ribeiro Fidelis Cardoso, os bons resultados são uma consequência direta da aplicação de ferramentas educacionais específicas. “Acompanhar o dia a dia em cada sala de aula é um desafio e, por isso, é muito importante ter à disposição ferramentas que possibilitem uma padronização das avaliações e objetivos de aprendizagem”, afirma. Atualmente, Adrianópolis conta com a parceria da Aprende Brasil Educação para a Educação Infantil – crianças de três a cinco anos – e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano.

A coordenadora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Angela Biscouto, explica que os materiais disponibilizados são importantes porque promovem a equidade do currículo escolar, ampliando e consolidando os direitos de aprendizagem dos alunos da rede municipal. Ela acrescenta que esses recursos contribuem com a formação docente e proporcionam avaliações consonantes. A atenção especial aos primeiros anos de vida escolar se deve ao fato de que é nessa faixa etária que se consolida a capacidade de aprender ao longo de toda a vida. “Acreditamos que as crianças são o futuro não apenas como uma metáfora, mas de forma concreta. Se investirmos nelas o tempo e o método adequados, elas poderão enxergar novos caminhos e formas de trilhar a própria história e, consequentemente, modificar o ambiente em que vivem”, finaliza Damila.

Share:

Latest posts

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Luara Mandelli é um exemplo de atleta que tem conseguido participar de campeonatos graças aos seus patrocínios, como o da ClearCorrect Créditos: Lorenzo Bazo
Patrocínios impulsionam sonhos olímpicos
Mesmo com muita garra e persistência, apoio de empresas é fator determinante para diversos atletas brasileiros É...
Saiba mais >
Parintins (1)
Do sertanejo à comédia, Teatro Positivo divulga programação de março
Além dos shows e peças teatrais, Teatro recebe espetáculos do tradicional Festival de Curitiba espetáculos...
Saiba mais >
3670c-20210320-0112 (1)
Iluminação de interiores: conforto visual e sofisticação em cada detalhe
Arquiteta da A.Yoshii dá dicas sobre o uso da iluminação para transformar ambientes e criar verdadeiras...
Saiba mais >
©2021 Ebraim Martini
Em busca de um carro por assinatura? Confira dicas para não errar na escolha do plano
Com opções contratuais de 12, 18 e 24 meses e franquias de 500 a 2 mil quilômetros por mês, especialista...
Saiba mais >