Lagoa Vermelha é reconhecida nacionalmente por uso de indicadores da Educação

Mais matrículas, menor número de retenções de alunos do Ensino Básico e uma gestão educacional mais assertiva: a Secretaria de Educação de Lagoa Vermelha vem conseguindo resultados significativos com o uso da plataforma SimeB, do Sistema de Ensino Aprende Brasil. Agora, esses resultados estão sendo reconhecidos nacionalmente pelo Panorama SimeB, cujo prêmio será entregue nesta sexta-feira (29), às 8h, na Casa de Cultura, à secretária de Educação do município, Aline Fasoli.

Para ela, a visualização dos indicadores pela plataforma agilizou o trabalho da Secretaria e permitiu que a gestão investisse energia nos pontos em que era necessário. “A partir dos dados demonstrados pelo SimeB, o município retomou as ações para corrigir as situações de distorção escolar, planejando e criando, neste ano letivo, mais uma turma do Projeto Aprender para Acelerar, que atende a estudantes em situação de distorção”, explica Aline. No projeto, os alunos recebem atendimento especializado, com currículo adaptado e acompanhamento psicológico. Assim, eles têm a possibilidade de avançar dois anos na caminhada escolar.

Esse tipo de trabalho personalizado, de acordo com dados reais, coletados no decorrer da atuação da Secretaria de Educação, pode ser transformador. Por meio da análise e compreensão dos indicadores é possível desenhar estratégias de abordagem para cada um dos desafios identificados. O SimeB possibilita, por exemplo, identificar a necessidade dessa correção de fluxo. Para a supervisora pedagógica regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Vanessa Zanoncini, o tratamento dado a esses indicadores pode ter um impacto considerável sobre a rede municipal de ensino. “A correção do fluxo atinge diretamente o resultado do Ideb, enquanto a correção da distorção escolar gera melhorias na aplicação de outras ferramentas de ensino. Além disso, ela consolida o apoio aos docentes da rede”, detalha.

Parceria com Aprende Brasil tem impacto também no Ideb

Conveniado ao Sistema de Ensino Aprende Brasil desde 2010, o município de Lagoa Vermelha já registrou outros impactos positivos da parceria. “Em 2019, o município alcançou 120% da meta do Ideb para os Anos Finais do Ensino Fundamental, apesar de todos os desafios na área educacional de todo o Brasil”, afirma a secretária. Ela relata que, com a chegada da pandemia de covid-19, em 2020, também foi graças à parceria que a Secretaria pode pensar em soluções adequadas para dar continuidade ao ensino nas escolas públicas municipais. “Foram desenvolvidas ações voltadas para as adequações na oferta de ensino, para a capacitação de todos os envolvidos nessa nova realidade e para a preservação da legalidade de todos os atos que seriam praticados nas unidades de ensino”, pontua.

Planos para o futuro

Enquanto as ações que envolvem o uso do SimeB já estão consolidadas e tendem a avançar, outras ações estão sendo planejadas pela Secretaria de Educação. “Pretendemos ampliar em 50% o atendimento do ensino integral e aumentar em 20% as matrículas no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, eliminando totalmente a fila de espera por vagas de creche”, diz Aline. Também estão nos planos a ampliação do atendimento e da qualificação dos profissionais de apoio ao estudante, como psicólogo, atendimento educacional especializado, fonoaudiólogo, psicopedagogo, dentre outros.

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Large-DSC3539-Edit-1-1
Shopping celebra Dia Mundial do Rock com programação para crianças
Palladium Curitiba promove diversas atrações musicais ao longo do dia Para comemorar o Dia Mundial...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Gestores da Educação do litoral paranaense recebem formação
Projeto reúne coordenadores para melhorar a qualidade educacional No litoral paranaense, a Educação...
Saiba mais >
Palladium
Palladium lança campanha de inverno com conchas exclusivas de brinde
Conjunto de talheres faz parte da campanha colecionável O Palladium Curitiba celebra a chegada do inverno...
Saiba mais >
4031C-20240608-0228-2 - 1-
Zona leste de Londrina ganha novo empreendimento residencial
Sunny Downtown, da Construtora Yticon, conta com duas torres e fica ao lado do Boulevard Shopping A...
Saiba mais >