Projeto da rede municipal de Educação de Dores do Rio Preto é finalista de concurso nacional

Bem diante de pequenos olhos arregalados, as professoras Rosineide Silva e Elisabeth Carlos projetam dinossauros em plena sala de aula, na Escola Municipal de Educação Infantil Pedra Menina, em Dores do Rio Preto. As imagens são a última parte do projeto Amigossauro, idealizado pelas duas professoras para ensinar às crianças como viviam essas imensas criaturas por meio da imaginação. Agora, o projeto é finalista do concurso nacional Aprende Brasil Criativo, promovido pela Aprende Brasil Educação.

“Começamos o projeto falando sobre os dinossauros e a função do paleoartista, que usa técnicas artísticas para dar vida a esses animais. Depois, assistimos a um vídeo sobre o Vale dos Dinossauros, que fica em Gramado, no Rio Grande do Sul. Depois, falamos sobre como seria estar perto de um dinossauro e cada criança escolheu o seu preferido”, detalham Rosineide e Elisabeth. Por fim, elas utilizaram o recurso de realidade aumentada do Google para projetar imagens 3D de vários dinossauros e tirar fotos dos estudantes “lado a lado” com eles. “Foi, sem dúvida, uma aula inesquecível. No começo as crianças sentiam medo, achavam que era real. Mas, depois, elas se familiarizaram e acabaram entrando na brincadeira. O interessante é observar como a forma de descrever os dinossauros mudou após a atividade, as falas ficaram mais reais”, completam.

Para a assessora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Beatriz Conci Cassins, esse é exatamente o tipo de iniciativa indispensável para essa faixa etária. “O ensinar, na Educação Infantil, não está separado do brincar, pelo contrário, as duas coisas devem andar de mãos dadas. Por isso, atividades como o projeto Amigossauro são fundamentais para apresentar e fixar os conteúdos”, pontua. No caso de Dores do Rio Preto, o trabalho foi desenvolvido com o G5 da Educação Infantil, com base em conteúdo proposto no material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

Concurso Nacional

O Aprende Brasil Criativo é uma forma de incentivar que projetos como o de Dois Vizinhos possam se multiplicar na rede pública municipal de Educação de municípios em todo o país. O concurso recebeu inscrições de escolas de todo o Brasil e vai selecionar os melhores projetos em três categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais. O resultado será divulgado no dia 31 de janeiro.

_______________________________________

Sobre o Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.

Share:

Latest posts

GABRIELA-GENZ (2)
Show Rural 2026: Sicredi terá cobertura inédita e diferenciada
imagen
Minor Hotels Europe & Americas reforça sua liderança em sustentabilidade regional
WhatsApp Image 2026-02-04 at 18.19
Volta às aulas: como estimular crianças e adolescentes no começo do novo ano letivo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

GABRIELA-GENZ (2)
Show Rural 2026: Sicredi terá cobertura inédita e diferenciada
Campanha digital combina criadores de conteúdo do agro e colaboradores da instituição financeira cooperativa...
Saiba mais >
imagen
Minor Hotels Europe & Americas reforça sua liderança em sustentabilidade regional
A Minor Hotels Europe & Americas, proprietária, operadora e investidora de hotéis, que atualmente...
Saiba mais >
WhatsApp Image 2026-02-04 at 18.19
Volta às aulas: como estimular crianças e adolescentes no começo do novo ano letivo
Especialista aponta como pais e escolas podem transformar fim das férias em recomeço positivo, equilibrando...
Saiba mais >
DSCF7375 (1) (2) (1)
Sicredi leva R$ 2,5 bilhões em crédito para o Show Rural Coopavel 2026
Instituição financeira cooperativa aposta na boa expectativa da safra e amplia apoio ao financiamento...
Saiba mais >