Projetos educacionais de Mariópolis e Pato Branco são finalistas de concurso nacional

Desenvolvidos com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, projetos trabalham poesia e diferenças culturais

Um projeto de educação desenvolvido no ensino público de Mariópolis e outro em Pato Branco foram selecionados para a final do concurso nacional Aprende Brasil Criativo e podem ser premiados entre centenas de projetos de todo o país. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 2 de abril, em Curitiba, e terá a participação dos professores responsáveis por cada uma das propostas finalistas e dos secretários de Educação dos municípios que representam.

Promovido pela Aprende Brasil Educação, o concurso está na 2ª edição e busca iniciativas inovadoras nas escolas públicas brasileiras. De acordo com a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, essa é uma forma de reconhecer a criatividade no ensino oferecido às crianças. “O Aprende Brasil Criativo é uma vitrine de boas práticas e uma maneira de reconhecer os projetos desenvolvidos pelos professores, que se dedicam a entregar um ensino baseado não apenas na teoria, mas nas vivências”, pontua.

Mariópolis

Em Mariópolis, o projeto “Vamos dar a volta ao mundo, vamos viajar, no tapete mágico voar!” foi trabalhado na Educação Infantil, com o objetivo de aproximar as crianças de culturas diferentes, incentivando a curiosidade e o respeito, valores tão importantes para a vida em sociedade. De acordo com as professoras Clarice Balhan e Sabrina Terres, do Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz, responsáveis pela atividade, a ideia foi mostrar para as crianças que lugares muito distantes podem se tornar próximos com o conhecimento cultural. “O elo que encontramos entre a literatura e o brincar foi por meio de contos, pesquisas, exploração visual, gestual, vestimentas e alimentação”, detalham.

As crianças puderam ouvir histórias, confeccionar objetos típicos da cultura asiática, usar brinquedos e brincadeiras tradicionais, construir a Muralha da China com peças de Lego e provar alimentos típicos, além de participar de jogos e danças. Por fim, o CMEI recebeu a visita de intercambistas do México, França e Polônia para interagir com as crianças e responder às perguntas dos pequenos.

Pato Branco

Por sua vez, as professoras Silvana Pagnoncelli e Tangriane Pessetti, da Escola Municipal Jardim Primavera, em Pato Branco, criaram o projeto “Entre poemas, poesias e abelhas”, com os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. “Escolhemos o poema ‘As abelhas’, de Vinicius de Moraes, para nortear o projeto, porque podemos encontrar poesia em tudo o que nos rodeia, seja uma imagem, uma palavra, um gesto ou um inseto”, detalham.

Para saber mais sobre as abelhas, as crianças visitaram o insetário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde puderam entender melhor a importância dos insetos – e das abelhas – para o meio ambiente. Depois de uma roda de conversa sobre poesias e outra sobre abelhas, os estudantes puderam montar iscas no bosque da escola e deram início a uma colmeia de abelhas sem ferrão.

_______________________________________

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Share:

Latest posts

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Foto: divulgação
Pesquisa revela impacto das redes sociais no desempenho escolar e no sono dos estudantes
Estudo elaborado por aluno do Ensino Médio e UFPR ouviu cerca de mil alunos Uma pesquisa iniciada como...
Saiba mais >
Paulistão Feminino ganha em 2024 o sobrenome e apoio do Sicredi, mais longevo patrocinador da Federação Paulista de Futebol Créditos: Divulgação
Feito histórico: Paulistão Feminino ganha naming rights do Sicredi e tem premiação recorde em 2024
Com patrocínio da instituição financeira cooperativa, campeonato inicia em 21 de maio com onze clubes...
Saiba mais >
Sicredi
Sicredi dobra o valor arrecadado em movimento nacional para o Rio Grande do Sul e inicia nova mobilização
Instituição financeira cooperativa também atua na linha de frente de centros de distribuição de donativos,...
Saiba mais >
Thiago Cassi Bobato é coordenador médico do Pronto Socorro e do Hospital Universitário Cajuru Créditos: Divulgação
Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública
Thiago Cassi Bobato* A cada dia que passa, as manchetes dos jornais nos confrontam com uma realidade...
Saiba mais >