Propostas contra canudos e sacolas plásticas decide Eleição do Fundo do Mar

[flgallery id=1825 /]

Alunos da rede municipal de ensino de Governador Celso Ramos (SC) elegem Tom Tortuga e Tati Tainha em eleição na última quinta-feira (20)

Com 81% dos votos, o Partido das Correntes venceu a Eleição do Fundo do Mar, em Governador Celso Ramos (SC), na última quinta (20). A eleição fictícia, realizada pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, teve como intuito promover a aprendizagem a respeito da democracia, cidadania e consciência ambiental nos alunos, que passaram por campanha eleitoral e exerceram a cidadania votando.
No total, a eleição contou com 288 votos – com o resultado de 234 para Tom Tortuga (presidente) e Tati Tainha (vice), 37 para Gabi Dolphin e Augusto Vivar (Partido das Ondas), 15 para Cauê Marinho e Otávio Crustáceo (Partido das Marés), 1 voto nulo e 1 em branco. O processo foi similar a uma eleição nos padrões reais: os candidatos tiveram tempo de campanha e participaram de debates – e os estudantes utilizaram título de eleitor e votaram em uma urna eletrônica, ambos nos moldes oficiais.
O que mais chamou a atenção na eleição foi a preocupação dos estudantes com o estado das praias do município. As propostas da chapa vencedora eram a proibição do uso de canudos plásticos em bares e restaurantes; a separação de sacolas e garrafas plásticas para que não contaminem o mar; e a conscientização para evitar a pesca acidental de tartarugas. “Como essas propostas tiveram uma aceitação extraordinariamente maior, vemos uma preocupação com os resíduos plásticos deixados nas praias. Os acidentes com tartarugas e outros animais marinhos fazem parte do dia a dia dos alunos e eles se preocupam com isso”, expõe  Damila Bonato, gerente de produto do Aprende Brasil.
Para ela, o projeto atingiu de forma admirável os resultados esperados. “As crianças se engajaram, entenderam a importância de um processo democrático e aprenderam sobre temas ambientais relacionados ao local onde vivem”, diz. Os competidores foram inventados e produzidos pelas escolas da rede municipal Maria Amália Cardoso, João Baldança Sobrinho, Alaíde da Silva Mafra, Elvira Sardá da Silva, Dalma Luz de Azevedo e Miguel Pedro dos Santos e os eleitores foram alunos da Escola Municipal Abel Capella.
 
Sobre o Aprende Brasil
É um sistema de ensino completo, dinâmico e moderno.  Oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública – que contempla material didático, o Aprende Brasil On, assessoria pedagógica aos professores e uma coordenação pedagógica regional – que auxilia os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região, oferece atendimento às demandas educacionais específicas da localidade, orienta e participa de reuniões com coordenadores e diretores das escolas, além da comunidade escolar. O material vem com capa personalizada para cada município e os livros são integrados, apresentando conteúdos e atividades de todas as áreas do conhecimento. O Aprende Brasil On está disponível para alunos e professores com um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado, com atividade interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, entre vários outros conteúdos. Já a assessoria pedagógica atende aos docentes por meio de cursos presenciais e à distância, utilizando de estratégias como webconferências, web atendimentos e e-mails.

Share:

Latest posts

GABRIELA-GENZ (2)
Show Rural 2026: Sicredi terá cobertura inédita e diferenciada
imagen
Minor Hotels Europe & Americas reforça sua liderança em sustentabilidade regional
WhatsApp Image 2026-02-04 at 18.19
Volta às aulas: como estimular crianças e adolescentes no começo do novo ano letivo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

GABRIELA-GENZ (2)
Show Rural 2026: Sicredi terá cobertura inédita e diferenciada
Campanha digital combina criadores de conteúdo do agro e colaboradores da instituição financeira cooperativa...
Saiba mais >
imagen
Minor Hotels Europe & Americas reforça sua liderança em sustentabilidade regional
A Minor Hotels Europe & Americas, proprietária, operadora e investidora de hotéis, que atualmente...
Saiba mais >
WhatsApp Image 2026-02-04 at 18.19
Volta às aulas: como estimular crianças e adolescentes no começo do novo ano letivo
Especialista aponta como pais e escolas podem transformar fim das férias em recomeço positivo, equilibrando...
Saiba mais >
DSCF7375 (1) (2) (1)
Sicredi leva R$ 2,5 bilhões em crédito para o Show Rural Coopavel 2026
Instituição financeira cooperativa aposta na boa expectativa da safra e amplia apoio ao financiamento...
Saiba mais >