[flgallery id=534 /]
“Quando vê poupou, quando vê ganhou”, do Sicredi, estimulou o hábito de guardar dinheiro e registrou crescimento superior a 20% da caderneta de poupança
No sábado, 29 de outubro, foi realizado o sorteio final da campanha “Quando vê poupou, quando vê ganhou”, promovida pelo Sicredi. O prêmio de meio milhão de Reais foi conquistado pela associada da Cooperativa Sicredi Rio Paraná PR/SP, Celia Pupo dos Santos, moradora de Amaporã (PR).
Participaram da disputa final todas as pessoas que depositaram pelo menos R$ 100 na poupança, em agências do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, inclusive os vencedores das outras edições do sorteio, que aconteceram de junho a setembro deste ano. A cada mês, 20 ganhadores receberam R$ 2 mil, sendo que as pessoas que realizaram depósitos programados tiveram chances em dobro. O sucesso da ação motivou o Sicredi a prorrogar a campanha até o fim do ano.
Na contramão do mercado
O hábito de poupar está em queda no Brasil, principalmente devido à crise pela qual o País passa. Até setembro de 2016, o Banco Central registrou a saída líquida de R$ 50,540 bilhões da caderneta de poupança. Mas no Sicredi o cenário é bem diferente, alavancado pelo comportamento de associados que sempre tiveram o costume de poupar – caso de Celia Pupo dos Santos, ganhadora do prêmio principal.
Entre janeiro e outubro, a instituição financeira cooperativa registrou um crescimento médio de 28,8% na captação da poupança, com mais de R$ 1,48 bilhão depositado pelos associados nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Para o presidente da Cooperativa Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes, esse resultado é reflexo da confiança que os associados têm em sua instituição financeira. “O crescimento do Sicredi corresponde ao crescimento de nossos associados. O sucesso dessa campanha mostra que nossa dedicação à educação financeira é efetiva e que o se tornou um hábito”, comenta.
Há vários anos, o Sicredi desenvolve ações de incentivo à educação financeira, entre elas a campanha “Quando vê poupou, quando vê ganhou”, que colabora para o fortalecimento da captação de recursos e para que as pessoas possam cuidar da saúde financeira, além de contribuir para que o cooperativismo de crédito continue crescendo mesmo com a queda dos depósitos em poupança no Brasil. Com a campanha, as cooperativas dos três estados registraram um incremento líquido de R$ 37 milhões na poupança.
Réveillon premiado
A campanha “Quando vê poupou, quando vê ganhou” estava programada para durar de junho a outubro de 2016, mas, devido aos resultados obtidos, a ação será estendida até o fim do ano. Em novembro e dezembro irão acontecer mais 20 sorteios mensais de R$ 2 mil e, no Ano Novo, mais um com o prêmio de R$ 500 mil – praticamente dobrando a premiação.
De acordo com o gerente de Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério Leal, os números comprovam que a ação foi efetiva e, acima de tudo, benéfica. “Incentivar o hábito de poupar é uma das lições mais valiosas que podemos dar. O Sicredi cresce na contramão do mercado financeiro e isso é um reflexo da confiança depositada por nossos associados. Somos todos donos do mesmo negócio”, destaca.
Adilson Felix de Sá, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, lembra que a poupança, preferida por muitos brasileiros por ser a aplicação mais tradicional e prática, impulsiona o crescimento da comunidade como um todo. “Nós focamos em responsabilidade financeira e sustentabilidade, tanto para os nossos associados como também para a gestão dos recursos do Sicredi. Por meio de nossa orientação financeira, muitos associados tiveram pela primeira vez na vida a experiência de poupar dinheiro para o seu futuro e contar com uma reserva financeira para emergências”, explica Adilson.
Além disso, o crescimento da poupança possibilita ao Sicredi oferecer crédito para investimentos nas regiões nas quais as cooperativas estão inseridas. “E isso fomenta a região, já que a economia regional é fortalecida, gerando negócios e emprego”, ressalta.
Como produto de investimento, a poupança tem características que beneficiam os poupadores, como isenção de tributação para pessoa física e liquidez diária. Outro ponto forte é a segurança do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), para depósitos de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,4 milhões de associados e 1.500 pontos de atendimentos, em 20 estados do País*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 121 Cooperativas de Crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.
Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia.
Participaram da disputa final todas as pessoas que depositaram pelo menos R$ 100 na poupança, em agências do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, inclusive os vencedores das outras edições do sorteio, que aconteceram de junho a setembro deste ano. A cada mês, 20 ganhadores receberam R$ 2 mil, sendo que as pessoas que realizaram depósitos programados tiveram chances em dobro. O sucesso da ação motivou o Sicredi a prorrogar a campanha até o fim do ano.
Na contramão do mercado
O hábito de poupar está em queda no Brasil, principalmente devido à crise pela qual o País passa. Até setembro de 2016, o Banco Central registrou a saída líquida de R$ 50,540 bilhões da caderneta de poupança. Mas no Sicredi o cenário é bem diferente, alavancado pelo comportamento de associados que sempre tiveram o costume de poupar – caso de Celia Pupo dos Santos, ganhadora do prêmio principal.
Entre janeiro e outubro, a instituição financeira cooperativa registrou um crescimento médio de 28,8% na captação da poupança, com mais de R$ 1,48 bilhão depositado pelos associados nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Para o presidente da Cooperativa Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes, esse resultado é reflexo da confiança que os associados têm em sua instituição financeira. “O crescimento do Sicredi corresponde ao crescimento de nossos associados. O sucesso dessa campanha mostra que nossa dedicação à educação financeira é efetiva e que o se tornou um hábito”, comenta.
Há vários anos, o Sicredi desenvolve ações de incentivo à educação financeira, entre elas a campanha “Quando vê poupou, quando vê ganhou”, que colabora para o fortalecimento da captação de recursos e para que as pessoas possam cuidar da saúde financeira, além de contribuir para que o cooperativismo de crédito continue crescendo mesmo com a queda dos depósitos em poupança no Brasil. Com a campanha, as cooperativas dos três estados registraram um incremento líquido de R$ 37 milhões na poupança.
Réveillon premiado
A campanha “Quando vê poupou, quando vê ganhou” estava programada para durar de junho a outubro de 2016, mas, devido aos resultados obtidos, a ação será estendida até o fim do ano. Em novembro e dezembro irão acontecer mais 20 sorteios mensais de R$ 2 mil e, no Ano Novo, mais um com o prêmio de R$ 500 mil – praticamente dobrando a premiação.
De acordo com o gerente de Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério Leal, os números comprovam que a ação foi efetiva e, acima de tudo, benéfica. “Incentivar o hábito de poupar é uma das lições mais valiosas que podemos dar. O Sicredi cresce na contramão do mercado financeiro e isso é um reflexo da confiança depositada por nossos associados. Somos todos donos do mesmo negócio”, destaca.
Adilson Felix de Sá, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, lembra que a poupança, preferida por muitos brasileiros por ser a aplicação mais tradicional e prática, impulsiona o crescimento da comunidade como um todo. “Nós focamos em responsabilidade financeira e sustentabilidade, tanto para os nossos associados como também para a gestão dos recursos do Sicredi. Por meio de nossa orientação financeira, muitos associados tiveram pela primeira vez na vida a experiência de poupar dinheiro para o seu futuro e contar com uma reserva financeira para emergências”, explica Adilson.
Além disso, o crescimento da poupança possibilita ao Sicredi oferecer crédito para investimentos nas regiões nas quais as cooperativas estão inseridas. “E isso fomenta a região, já que a economia regional é fortalecida, gerando negócios e emprego”, ressalta.
Como produto de investimento, a poupança tem características que beneficiam os poupadores, como isenção de tributação para pessoa física e liquidez diária. Outro ponto forte é a segurança do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), para depósitos de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,4 milhões de associados e 1.500 pontos de atendimentos, em 20 estados do País*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 121 Cooperativas de Crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.
Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia.