Crises escolares e ameaça à reputação

por Lorena Nogaroli* Durante muito tempo, acreditamos que a escola era, por definição, um território seguro. Um lugar de acolhimento, formação e convivência. Mas os fatos vêm desmentindo essa suposição. O aumento de episódios de violência, o agravamento do bullying, o sofrimento emocional dos estudantes e, principalmente, a forma como as instituições têm reagido (ou […]
E a sua ética na comunicação, como é que vai?

Por Katia Brembatti, professora de Jornalismo na Universidade Positivo, editora no Estadão Verifica e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) Entre os 200 milhões de técnicos de futebol e médicos que “temos” no país — essa anedota que usamos para dizer que brasileiro se mete a saber sobre assuntos específicos —, mais […]
Inundação digital e crise da qualidade: navegando na era da IA

A proliferação de conteúdo gerado por inteligência artificial, embora democratize a criação, acarreta um dilúvio de informações de baixa qualidade, exigindo um olhar crítico e novas abordagens por Redação A ascensão meteórica da inteligência artificial generativa transformou radicalmente a produção e o consumo de conteúdo on-line. Ferramentas como o GPT-4.5 expandiram as fronteiras da criação […]
Comunicação verbal, tom de voz e saúde vocal: fonoaudióloga explica a importância da comunicação assertiva

Especialista Andreia Cechin comenta a Campanha da Voz, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, que em 2025 destaca a relevância da comunicação assertiva e os cuidados com a saúde vocal. Na comunicação verbal, a voz humana carrega informações sobre o conteúdo a ser transmitido, mas também sobre a pessoa que comunica, interferindo na experiência do ouvinte. […]
Transformação no e-commerce nacional: a chegada do TikTok Shop ao Brasil

A rede social do momento terá nova função e promete impactar o mercado nacional de vendas online O TikTok, conhecido por sua influência no cenário das redes sociais, está prestes a impactar o mercado de vendas online brasileiro com o lançamento do TikTok Shop. Prevista para iniciar operações em abril de 2025, a plataforma de […]
A Inteligência Artificial e o dilema da “burrice” humana no mundo corporativo

Pesquisa recente da Microsoft revela que a inteligência artificial está se tornando uma muleta tecnológica para os trabalhadores por Redação A inteligência artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta onipresente no mundo profissional, prometendo aumentar a eficiência e a produtividade. No entanto, um estudo da Microsoft, em parceria com a Universidade Carnegie Mellon, levanta uma […]
Vídeo em alta, acessibilidade e conexões reais: como potencializar podcasts em 2025

Como usar podcasts para fortalecer sua marca em 2025: conecte-se com a audiência, gere valor e alcance resultados *por Rodrigo Sigmura Em um mundo saturado de informações, no qual a atenção do público é disputada em múltiplas plataformas, como garantir que sua marca seja ouvida? Os podcasts se consolidam como uma solução poderosa, conectando […]
Ceticismo saudável contra o colapso inevitável

No dia 25 de janeiro de 2019, o Brasil viveu uma de suas maiores tragédias ambientais e humanas: o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais. A estrutura que armazenava rejeitos de mineração colapsou, liberando uma onda de lama tóxica que devastou a região, matou 272 pessoas e causou danos ambientais irreparáveis. O […]
A granularidade da publicidade

O mercado publicitário mudou, e não foi pouco. O que antes era um processo mais simples tornou-se cada vez mais complexo Nos últimos anos, a publicidade passou por uma transformação significativa. O que antes seguia um fluxo relativamente linear — da criação de uma campanha à sua veiculação — tornou-se um processo muito mais complexo […]